domingo, 3 de abril de 2011

Bonecos da fábula O Rato, o Gato e o Galo


criação e fotos de Joba Tridente

Não sei se você conhece a fábula O Rato, o Gato e o Galo, recolhida por Monteiro Lobato. Ela narra a aventura (perigosa) de um ingênuo ratinho no primeiro dia em que saiu da toca para conhecer o mundo. Ele se encanta com tudo, ou quase. Fica embevecido com a beleza de um gato dorminhoco e só não o acorda para saber se ele quer ser seu melhor amigo porque é interrompido pelo canto de um galo, que o deixa apavorado. O ratinho volta tremendo para a sua casa e relata à sua mãe como fugiu do monstro de penas (galo) e ficou encantado com um dócil animal (gato) que ronronava.


O Rato, o Gato e o Galo é uma fábula muito divertida que trata da beleza aparente de todas as coisas. Ela faz parte do meu repertório de histórias. Para contá-la eu criei quatro bonecos: a mamãe Rata e o filhote Rato, o Gato e o Galo. A Rata e o Rato foram feitos com dobradura e a base de articulação é um prendedor de roupa. Já postei outros bonecos aqui, feitos com prendedores de roupa. O Galo (próxima postagem) e o Gato foram feito com recortes e caixa de fósforos.


Quando criei estes bonecos, tive muito trabalho. Fui pela intuição, na dobradura, e mais ainda na fixação do prendedor de roupa. Ô trabalheira! Agora já domino melhor a técnica que eu mesmo inventei e fica mais fácil a confecção. Nas minhas Oficinas de Contação de Histórias com Bonecos e com Objetos, oriento a confecção de bonecos utilizando as mais variadas técnicas e materiais recicláveis. Nela o oficinando e a oficinanda têm a oportunidade de criar todos os bonecos para a sua história de interesse.


Rato e Rata: papel de embalagem, recortes, lacres de molho e prendedores de roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...