sexta-feira, 20 de maio de 2011

Casa Embalagem - Encaixe



Eu já publiquei duas matérias sobre Casas feitas com Embalagem de Pizza: aqui e aqui . Há algum tempo prometi um modelo de Casa de Papel feita apenas com Encaixe, sem precisar colar. Olha ela aí.


Como era apenas um teste (que acabei fotografando) escolhi a parte traseira da caixa, cuja estampa é feiosa. Mas se você escolher a parte frontal e não optar pela interna (que possibilita pintura), o acabamento da estampa será muito melhor..., dependendo do sabor, é claro! Os borrões na “estampa” é para apagar o nome do fabricante.


Para fazer esta Casa Embalagem usei uma face da caixa de pizza (industrializada), régua, lápis, tesoura e estilete. Dependendo da marca e do sabor pode se conseguir belas estampas. Desenhei a “planta” a partir do tamanho da embalagem: laterais com 10 cm de altura e 6 cm de largura; piso com 6 x 6 cm; teto com 5 cm de altura e mais 2 cm de aba (orelha de encaixe) por 6 cm de largura; laterais (que fecham triangularmente) com 4 cm de altura por 6 cm de largura. Todas as abas eu deixei com 2 cm. Essas medidas você decide conforme a embalagem e tamanho que queira fazer a Casa Embalagem

Antes de fazer uma Casa Embalagem final, experimente, teste medidas e formatos diferentes e, inclusive, o tamanho dos cortes para encaixe das abas. Veja que eu sinalizei (com cores diferentes) as abas e os cortes de encaixe, que variam conforme o tamanho das abas. Os cortes têm que ser exatos para um melhor encaixe. O “A” tem duas abas porque uma é de base (com o corte) e a outra (com recortes por causa da janela) de encaixe. 

Depois de desenhado e recortado o modelo é só ir dobrando e fechando em si mesmo (nos encaixes) como se fosse uma caixa, que ao final será. 


De lado: dobrando e encaixando laterais.


De baixo para cima: dobrando e encaixando base.


De cima para baixo: dobrando e encaixando teto e lateral triangular.


Fazendo a mesma coisa: pelo lado avesso da embalagem.


Fazendo a mesma coisa: pelo lado avesso da embalagem.


As casas prontas em frente e verso.

Criação e fotos de Joba Tridente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...