sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cachorro mexe a cabeça e sacode o rabo



Conforme prometi estou postando a primeira adaptação de um brinquedo compilado por Nina Caro e publicado no seu fascinante livro Jogos, Passatempos e Habilidades para Crianças (1944): Cachorro que sacode o rabo.


Na descrição do passo a passo da autora (clique para ampliar) se vê que ela indica a madeira, possivelmente o compensado. Como não tinha esse material à mão e continuo trabalhando no meu projeto 1001 Reutilizações da Embalagem de Pizza, resolvi adaptar. Deu certo.


Além da embalagem de pizza industrial (da minha preferência) utilizei um fecho de plástico, uma embalagem de bolacha, um pedaço de fio de nylon e um não sei o quê (?) para contrapeso.  


Levei umas oito horas para fazer. O que deu mais trabalho foi o corte, perfuração e encaixe do rabo. Tanto a cabeça quanto o rabo exigem cuidado e balanceamento preciso no volume, peso e perfuração, para um bom funcionamento. Recortei uns três rabos até conseguir um que funcionasse. Acho que ficou bacana!



Como disse, ao postar o prefácio de Nina Caro para o (raro e caro) livro Jogos, Passatempos e Habilidades para Crianças, sempre que possível vou tentar criar (ou adaptar!) alguns dos brinquedos e bonecos e postar aqui com o passo a passo, que nem sempre é ilustrado. Escanear é complicado, o livro é muito volumoso e pesado. Talvez tenha que optar pela fotografia. O prefácio consegui escanear, mas precisei acessar um site para a transcrição OCR. Vamos ver o que acontece!

recriação/adaptação e fotos: Joba Tridente - 2012

4 comentários:

  1. vc postou um cachorro na sexta feira 13!!!! olha que ele vai longe e vira lobisomem....

    ResponderExcluir
  2. Excelente Joba, dá para fazer uma variedade de trabalhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., com certeza, Hermes. ..., viu a versão mais nova?
      http://lixoquevirarte.blogspot.com.br/2013/08/brinquedo-cachorro-que-balanca-cabeca-e.html

      abs.

      T+

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...