sexta-feira, 1 de junho de 2012

Boneco: Gueixa Morena


GUEIXA MORENA

Sou fascinado pela cultura japonesa. Dia desses, brincando com embalagens de pizza, testando volume e novas formas de rostos, cheguei a esta bela Gueixa Morena, feita de papel. Bom, pelo menos eu acho que ficou bem bacana. Poderia ter pintado ou tirado a película da embalagem, expondo a textura branca, mas procurei evitar o óbvio.


O enfeite de cabeça é um leque impresso. O cabelo espiralado fiz com a sobra de papel azul. Os enfeites na testa são missangas. Para as roupas improvisei um centro de mesa estampado e a frente (tricô) de uma almofada. Estas não devem ser as roupas definitivas. Precisava testar movimentos e então utilizei o que estava à mão. Gostei do resultado.



A cabeça tem a boca articulada e é independente do “corpo de roupas”, como gosto de fazer. Com isso, Boneco e Manipulador ganham maior versatilidade na ilusão (real) dos movimentos.


Para quem ainda (?) não sabe, Gueixa não é prostituta, mas uma mulher que estuda a arte da sedução, da dança e do canto. Ela pode ser contratada para entreter um ou mais homens com a sua arte, incluindo o flerte, mas está proibida de fazer sexo com seus clientes.


NOTA: Esta criação é um exemplo do que pode ser feito na Oficinatividade: Oficina das 1001 Reutilizações de Embalagem de Pizza, que oriento em todo o Brasil, onde os oficinandos dão asas à imaginação na Criação e Recriação de Brinquedos, Bonecos, Jogos etc.

A Oficinatividade tem uma didática própria e acessível a qualquer público que goste de dar asas à imaginação, e também àquele que quer aprender a dar asas à imaginação. Ela ativa a memória visual e a coordenação motora; estimula a agilidade e a organização lúdico-espacial; desenvolve o raciocínio, a concentração e a criatividade das pessoas dispersas.

criação e fotos: Joba Tridente.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...