domingo, 12 de agosto de 2012

A Arte de Ler e de Contar Histórias



Contar Histórias é uma Arte Para Todos, mas poucos acreditam ou valorizam. Entre outras raridades tenho o livro A Arte de Ler e de Contar Histórias, de Malba Tahan, publicado pela Editora Conquista, em 1957. Eu o comprei num sebo, em Brasília, há mais de 20 anos. Hoje sei que é tão raro (e por vezes tão caro) quanto o livro Jogos, Passatempos e Habilidades para Crianças, compilado por Nina Caro.

É um livro fundamental para quem gosta de Ler e de Contar Histórias. Eu ainda uso algumas dicas bacanas em Oficinas de Contação de Histórias que oriento. O livro é antigo e alguns conceitos até mudaram..., mas a essência da Arte continua a mesma. Sempre que possível vou scanear algumas dicas ou contos e postar por aqui e ou no Falas Ao Acaso.

Por enquanto se delicie com um trecho de Essa Negra Fulô, de Jorge de Lima, e esta belíssima foto (infelizmente não sei quem é o autor). Nota: no livro a foto ilustra um outro assunto..., mas eu achei perfeita para esta ocasião. Clique nas imagens para aumentar!




O poema Essa Negra Fulô,  está publicado, na íntegra, em Falas ao Acaso.

Contando Histórias

Contando História em uma Escola Pública - Norte do Paraná - 2007


Contando História na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba - 2007


Contando História no Teatro Vianinha - Arapongas-PR - 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...