sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pião feito com Copo Plástico e Tampa de Conserva



Pião feito com Copo Plástico e Tampa de Conserva

Dia desses, mexendo numa caixa de Tampas Diversas, vi as Tampas Metálicas de Conserva, aquelas com um orifício central, e pensei em testar como pião. Arranjei um Palito de Dentes, encaixei e pronto. Funcionou! O Pião de Tampa Metálica gira que só! Olha as fotos!


Já que mexia com as tampas, peguei uma Tampa Plástica, de Copo de Requeijão, e furei, com precisão (isso é importante: precisão!) bem no centro dela, arranjei um pedaço de Espetinho, encaixei e pronto. Mas não fiquei feliz!
  


Achando que podia ir além, decidi fazer um Pião com um Copo Plástico Tampado. Furei, com cuidado, precisamente no centro, o fundo do Copo e encaixei um Espetinho que atravessou a Tampa e...



Ora, não funcionou porque a ponta estava muito grande. Fui diminuindo, até mais ou menos 1,5 cm e: MARAVILHA! O barulhinho que faz em movimento é uma delícia!



Agora é com você. A Tampa Metálica já vem furada, é só encaixar um Palito de Dentes. O Copo Plástico dá um pouquinho mais de trabalho, mas vale cada minuto. Se quiser pode colar alguma fitinha e ou pintar o copo. Ah, o cabo do copo deixei com 6 cm!


ATENÇÂO: O pião só roda de estiver perfeitamente equilibrado e nivelado. Orifício centralizado e vareta no prumo. Uma vez que o tamanho dos Copos de Requeijão varia conforme a marca, teste a vareta (cabo e ponteira) e veja o comprimento que funciona melhor. Faça o orifício suficiente apenas para encaixar a vareta, que deve ficar bem firme.


Uma boa diversão para você e seus alunos e ou filhos e ou netos e ou vizinho e ou amigos e ou...

Criação e Fotos de Joba Tridente.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...