domingo, 17 de março de 2013

Boneca Articulada: Holandesa



Esta Boneca (articulada) Holandesa foi criada, por mim, a partir de uma roda de pés, publicados como sugestão de novos bonecos, por Nina Caro, no passo a passo da Boneca Articulada Cachos de Ouro (link), em Brinquedos Movediços, do seu livro Jogos, Passatempos e Habilidades para Crianças (1944).



Eu queria ver se funcionava e decidi testar sem me preocupar muito com as medidas. Fiz primeiro a roda de seis pernas e pés e depois a de três, para finalmente criar uma de quatro, que deu melhor resultado na composição.  


Percebi que, para um bom uso da “engrenagem de pernas e pés”, é importante que o vestido das meninas e mulheres seja longo..., tipo de festa - não precisa arrastar no chão.


A proporção de um boneco adulto (ou juvenil) pode ser um complicador, por conta do diâmetro da “roda de pés”. É bom fazer alguns testes para se chegar a uma medida satisfatória. A Holandesa saiu meio que na base do olhômetro. A impressão de atarracada é por conta da saia e do ângulo da foto. Se quiser pode fazer uma boneca mais caricata, gordinha de perna fina ou o contrário etc.


Comecei criando uma “roda” de seis pés e outra de três, mas acabei optando (no final) por uma de quatro. Para alongar as pernas (na roda de seis) reinventei o desenho, mesmo assim, continuei achando estranho, meio Olívia Palito.


Para se ter pernas e sapatos parecidos o melhor é desenhar (uma perna e pé com sapato) num papel firme, recortar e usar como máscara.


Note que, na saia, há um calço para elevar a borda e facilitar a circulação da engrenagem. Esse calço deve ter o dobro da espessura da roda de pés.


A cabeça com pescoço, de perfil, desenhei, recortei e pintei (ambas as faces), tendo no inconsciente a ideia de que uma Holandesa é loira. Gostei dos traços dela.

A cabeça pode ter a espessura da base (branca que será recoberta) do busto, onde será encaixada. Note que o pescoço dá uma afinada no encaixe, que é para facilitar o movimento da cabeça.


O busto foi desenhado, recortado e recoberto, assim com a saia, com papel de embalagem de pizza (da minha preferência). Fiz para ser encaixado na cintura e também ser movimentado.


Os braços, bem como as outras partes do corpo, foram desenhados em sobras de papel branco (paspatur e de calendário). Sabendo a cor do seu boneco, evita-se o gasto de tinta etc.


Para juntar braço e antebraço (e também o pescoço e o tronco) usei a parte interna do lacre de embalagem (tipo de saco plástico de pão). Fixei a engrenagem dos pés (na saia) com fiação (cabo) de rede.


Apesar de não me preocupar (no momento) com a proporção do corpo humano, o conjunto até que ficou harmônico. Veja que bacana a sequência de fotos paparazzo.


Para fazer a Holandesa andar e até correr (é fantástico, parece animação!), segure na altura da cintura e a conduza. O piso deve ter alguma aspereza, para ela não escorregar. Agora dê asas à imaginação.



O segredo da Holandesa andar sozinha (sem manipulador) em uma rua escura? Esse eu não conto não. Tente descobrir!



*
A Boneca Holandesa é uma criação de Joba Tridente
que também é o autor do passo a passo e das fotos

2 comentários:

  1. Joba que fantástico, precisava dessa idéia. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Hermes!
    Valeu, garoto!

    Divirta-se com o seu grande público!

    Abração!

    T+

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...