domingo, 6 de março de 2016

Jobabilidade: Macaxeira - O Samurai Fotógrafo Zen


Conheci Macaxeira (Carlos Roberto Zanello de Aguiar) nos anos 1990, quando fazia direção de arte do Jornal Nicolau, da SEEC-PR. Macaxeira (1950-2015), grande fotógrafo e apaixonado pela Cultura Popular, não media esforços para registar a Arte sempre Original de Artistas Caiçaras, de Artistas Ribeirinhos, de Artistas do Interior do Paraná, de Artistas da Região Metropolitana. Ele também se ocupava na proposta e realização de exposições em espaços públicos de grande circulação de público, dando assim a merecida visibilidade à desconhecida Arte Espontânea do Artista Natural Paranaense.


Macaxeira comprou muita Arte (Composições em Cartão e Peças Articuladas) criada por mim. Em fevereiro de 2015, me encomendou a escultura de uma Japonesa, para homenagear a sua amada Marília Kubota, escritora e jornalista. Macaxeira morreria, dois meses depois, em consequência de um câncer.


Em fevereiro de 2016, Marília Kubota, me encomendou a escultura de uma Samurai, para homenagear o seu amado Macaxeira, o fotógrafo apaixonado pelos filmes 35 mm e avesso à tecnologia digital.



Assim como a Japonesa, o Samurai foi esculpido em isopor (poliestireno) e montado com foam (papel pluma) artesanal. O Samurai Macaxeira é uma representação e não o retrato do fotógrafo. Mantendo as suas principais características (barba, calvície, olhos azuis) tomei liberdades poéticas e fiz do amante da natureza e das artes, um Samurai Zen, vestindo a roupa tradicional japonesa, mas sem dispensar os óculos, chapéu e a inseparável máquina fotográfica. Também descaracterizei a armadura, transformando-a num estilizado colete-mochila



A Arte Sustentável



O chapéu fiz com embalagens recicladas de ovo e de maçã.



A câmera fotográfica, com lentes, flash e zoom, é o resultado da reciclagem de peças de mouse, videocassete, controle remoto e caneta esferográfica.





No colete-mochila, ombreiras e chinelas aproveitei um papel reciclado (que adoro trabalhar) usado na proteção de eletrônicos. Os detalhes são de capa de fiação, de resistência, e de embalagem de papelão.



O leque (ventarola) fiz com espeto de bambu e embalagem texturizada.



Na confecção da hakama (calça) utilizei papel (tipo) kraft texturizado.


Os óculos esculpi em isopor.



O rosto foi todo esculpido na lâmina de isopor. Gosto da possibilidade de detalhamento de rugas e dobraduras nas pálpebras e rosto.


Acho que é isso, futuramente, se postar novas fotos do Objeto Escultórico Macaxeira - O Samurai Fotógrafo Zen, comento mais a respeito da técnica e dos materiais.


MACAXEIRA
Samurai Fotógrafo Zen
criado e fotografado por Joba Tridente
2016


*
JOBA TRIDENTE
Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF.

Artista Plástico - Coletivas: 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP.

Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

4 comentários:

  1. Que delicadeza seguir o passo-a-passo do processo de criação do boneco...parabéns, Joba. E obrigada por esta justa homenagem ao Maca. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..., grato a você, Marília, que possibilitou esta justíssima homenagem!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. ..., obrigado, Vássia..., também pelo compartilhamento!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...