sábado, 13 de novembro de 2010

Reciclagem: Passo a Passo das Casas de Caixa Pizza


criação e fotos de Joba Tridente
Passo a Passo da Casa de Pizza

Bem, não costumo fornecer apostilas nas Oficinas de Brinquedos e Bonecos que oriento. Ensino tudo ao vivo e a cores. Por isso se eu me atrapalhar neste primeiro passo a passo, me desculpe. Na verdade eu apenas fotografei um modelo simples, básico, que fiz para uma Oficina em especial, já citada na última postagem. Como são muitas fotos, elas não casam com os textos. Portanto, antes de aborrecer, siga as fotos ou os textos. Ambos chegam ao produto final.



Material: embalagem de pizza (da sua preferência), régua, lápis, fita dupla face, boleador (opcional - qualquer objeto que sirva para vincar), tesoura. Ah, esqueci de fotografar junto com o material, mas é bom ter um estilete à disposição, pra recortar as portas e janelas.



Pegue uma das partes da embalagem de pizza e refile bem, deixando os lados retos. No lado interno faça uma espécie de planta da casa. Algo como se fosse uma figura geométrica que ganha forma 3D, depois de recortada e montada. Sabe como é uma casa não é? Quantos lados? E tem mais o quê? Claro, teto e piso. Então veja qual é o tamanho da casa que quer.


Os lados podem ser (os quatro) iguais ou dois a dois. A casa é sua. Ou ela fica quadradinha ou compridinha. Veja quanto mede a parte da embalagem que vai usar. Quadrada ou retangular, tanto faz. Fique atento às medidas de cada face (altura, largura, profundidade). Deixe uma pequena aba lateral pra colar.


Com o desenho pronto, vinque tudo e recorte onde for para recortar e corte fora as sobras mínimas. Depois comece a dobrar dando a forma da casa. Dobra. Dobra. Dobra.



Está perfeita? Funcionou? Ótimo. Já escolheu qual será o lado de fora da casa? A parte estampada ou lisa? Lembre que você pode pintar (antes ou depois de montada) a parte lisa, se quiser. Dependendo da embalagem há uma película protetora.


Agora, abra o modelo e fixe a dupla face no piso, lateral, teto, e começe a colar, com muito cuidado, parte por parte. Só tire a película protetora da fita quando for colar um lado no outro.



Fique atento! Em caso de dúvida, antes de começar a colar, dobre novamente a casa, pra ver os encaixes. E então faça pra valer.


Não esqueça: com a dupla face, colou tá colado! Atenção!



Assim que possível vou postar um modelo que elimina a fita dupla face.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...