sábado, 13 de novembro de 2010

Joba Tridente: Passo a Passo da Casa de Caixa Pizza



Passo a Passo da Casa de Pizza
de Joba Tridente

Bem, não costumo fornecer apostilas nas Oficinas de Brinquedos e Bonecos que oriento. Ensino tudo ao vivo e a cores. Por isso se eu me atrapalhar neste primeiro passo a passo, me desculpe. Na verdade eu apenas fotografei um modelo simples, básico, que fiz para uma Oficina em especial, já citada na última postagem. Como são muitas fotos, elas não casam com os textos. Portanto, antes de aborrecer, siga as fotos ou os textos. Ambos chegam ao produto final.



Material: embalagem de pizza (da sua preferência), régua, lápis, fita dupla face, boleador (opcional - qualquer objeto que sirva para vincar), tesoura. Ah, esqueci de fotografar junto com o material, mas é bom ter um estilete à disposição, para recortar as portas e as janelas.



Pegue uma das partes da embalagem de pizza e refile bem, deixando os lados retos. No lado interno faça uma espécie de planta da casa. Algo como se fosse uma figura geométrica que ganha forma 3D, depois de recortada e montada. Sabe como é uma casa não é? Quantos lados? E tem mais o quê? Claro, teto e piso. Então veja qual é o tamanho da casa que quer.


Os lados podem ser (os quatro) iguais ou dois a dois. A casa é sua. Ou ela fica quadradinha ou compridinha. Veja quanto mede a parte da embalagem que vai usar. Quadrada ou retangular, tanto faz. Fique atento às medidas de cada face (altura, largura, profundidade). Deixe uma pequena aba lateral pra colar.


Com o desenho pronto, vinque tudo e recorte onde for para recortar e corte fora as sobras mínimas. Depois comece a dobrar dando a forma da casa. Dobra. Dobra. Dobra.


Está perfeita? Funcionou? Ótimo. Já escolheu qual será o lado de fora da casa? A parte estampada ou lisa? Lembre que você pode pintar (antes ou depois de montada) a parte lisa, se quiser. Dependendo da embalagem há uma película (plástica) protetora.





Agora, abra o modelo e fixe a dupla face no piso, lateral, teto, e comece a colar, com muito cuidado, parte por parte. Só tire a película protetora da fita quando for colar um lado no outro. 

NOTA: Para facilitar a fixação da fita dupla face na embalagem, sugiro que recorte com cuidado os pedaços da película que cobre a embalagem, conforme o tamanho da fita colante. Este recorte pode ser feito utilizando régua de metal, passando o estilete de leve sobre a marcação, na película (interna e/ou externa) da embalagem, que será levantada por um ponta e retirada facilmente para fixar melhor a fita. 



Fique atento! Em caso de dúvida, antes de começar a colar, dobre novamente a casa, para ver os encaixes. E então cole para valer.


Não esqueça: com a dupla face, colou tá colado! Atenção!



Assim que possível vou postar um modelo que elimina a fita dupla face.
                                                 

*****
criação.fotos.jobatridente
  
 Joba Tridente: Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF. Artista Plástico - Coletivas: 2018 - Brinquedos do Brasil - Invenções de muitas mãos - SESC/Itinerante. 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP. Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...