sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Cachorro Amarelo


fotos de Joba
Cachorro Amarelo
série Brinqued’Arte

O Cachorro Amarelo faz parte da série Brinqued’Arte. É uma série em que misturo os mais diversos materiais numa espécie de arte improviso. Além deste Cachorro Amarelo, já me aventurei com um Elefante Azul (já postado), um Gato Branco (já postado) e um Cachorro Linguicinha, que postarei futuramente.


O Cachorro Amarelo foi construído com rolos de papel higiênico, tinta guache e duas letras “o”.

Gato Branco


fotos de Joba Tridente
Gato Branco
série Brinqued’Arte

O Gato Branco faz parte da série Brinqued’Arte. É uma série em que misturo os mais diversos materiais numa espécie de arte improviso. Além deste Gato Branco, já me aventurei com um Elefante Azul (já postado), um Cachorro Linguicinha e um Cachorro Amarelo, que postarei futuramente.



O Gato Branco foi construído com 3 rolos de papel higiênico (não me lembro da marca, mas o rolo é branco por dentro e por fora), bandeja (de frios) de isopor, papel (rabo e bigodes), caixa de ovos e tinta guache.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Discos Voadores


Discos Voadores
...para o infinito e além

Sempre gostei de ficção científica. Quando criança, sentado ao sol, ficava imaginando se nos outros planetas também tinha sábado e domingo. Quando se nasce e se mora por muito tempo no interior, aprende-se admirar as estrelas, aos milhares, e a lua imensa, como não se vê nas capitais. Morava em Osvaldo Cruz, na alta paulista. Menino, buscava no céu os aviões a jato, com seus rastos de fumaça. Adulto, em Brasília, saía com visionários em divertidas buscas a Discos Voadores, cerrado adentro. Uma frase que me arrepia e me ilumina, até hoje, é da Jornada nas Estrelas: “O espaço, fronteira final...


Com CDs, DVDs, bandejas e tampas, criei (em 2008) uma série de Discos Voadores que voam (rodam) desenhando graciosos movimentos no ar. Eles sobem e descem numa velocidade impressionante. E descobri que são perfeitos pra fazer filmes de animação e efeitos especiais. A confecção deles é um pouco trabalhosa e delicada. Eles têm toda uma engrenagem interna pra segurar a estrutura e manter a ilusão de ótica, quando em movimento. Como são vários modelos vou expondo aos poucos.




*
Criação e Fotos de Joba Tridente

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Rã Marciana


fotos de Joba Tridente
Rã Marciana

Rã Marciana é a minha versão trash para a história O Sapo e a Princesa. Esta é uma que acredita ter vindo de Marte. Assim como acredita ser uma Princesa Encantada a espera de um beijo de amor. É uma boneca que movimenta a boca.


Rã Marciana: tubo de papel higiênico, caixa de fósforo e recorte.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Locomotiva


fotos de Joba Tridente
Locomotiva
versão com chaminé

Locomotiva, versão com chaminé. Esta é uma das peças que foi danificada numa recente exposição e está sendo restaurada. Assim que possível publico a foto dos vagões. Ela foi construída com encaixes.


Locomotiva: embalagens de Tetra Pak, achocolatado e manteiga de cacau, miolo de fitas VHS, lacre de alumínio, espetinho, cordão, canudos plásticos, tampas.

sábado, 16 de janeiro de 2010

emAVEstruz na escova


emAVEstruz/fotos de Joba Tridente
emAVEstruz
uma ave na escova de dentes

emAVEstruz é uma ave construída numa escova de dentes. Aliás, a escova de dentes é um bom suporte para a confecção dos mais diversos animais, principalmente répteis e insetos. Postarei outros exemplos futuramente.


Antes de mais nada quero deixar bem claro que não matei nenhum pássaro para criar outro. O que fiz foi usar as penas quebradas e soltas de um velho espanador. A escova é um tipo especial (com cerdas plásticas) que escova, ao mesmo tempo, a parte de cima e laterais dos dentes. Nem imagino onde (ou se) é vendida. Ganhei da minha dentista após um tratamento. Mas no comércio, hoje em dia, tem os mais diversos modelos, com belas cores e texturas. Fiz uma Borboleta bem interessante.


emAVEstruz: escova de dentes, penas descartadas pelo espanador, canudo plástico, papel grosso, fiação de telefone e tampas.

Novidades Futuras


Caixa Contadora de Histórias/foto de Joba Tridente

Novidades Futuras
quem me visitar vair ler e ver

Em breve: A história fotografada (passo a passo) da Caixa Contadora de Histórias. Uma pequena Caixa que foi jogada fora e resgatada para o palco da imaginação.

Em breve: A Introdução ao Lixo Que Vira Arte, uma coletânea de artigos ilustrados com informações sobre os mais diversos materiais, dicas e passo a passo de alguns trabalhos.

Jacaré do Papo Amarelo


Jacaré do Papo Amarelo/fotos de Joba Tridente

Jacaré do Papo Amarelo
em novas poses

Conforme prometi, aqui estão mais algumas fotos do Jacaré do Papo Amarelo, feito com um barbeador descartável.


Atenção: Quando trabalhar com um barbeador, não esqueça de retirar as lâminas. Use alicate de artesão. Dá um pouco de trabalho, mas, com jeito, é possível retirar sem quebrar a base e/ou se cortar. Pra fazer um jacaré, ou outro bicho que movimente e abra a boca, use o barbeador flex.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Elefante Azul


fotos de Joba Tridente

Elefante Azul
Brinqued’Arte

O Elefante Azul faz parte de um série que chamo de Brinqued’Arte. É uma série em que misturo os mais diversos materiais numa espécie de arte improviso. Além deste Elefante Azul, já me aventurei com um Gato Branco, um Cachorro Linguicinha, um Cachorro Amarelo..., que postarei futuramente.


O Elefante Azul, com a sua tromba retrátil, foi construído com embalagem plástica (achocolatado), tubos de papel toalha, caixa de ovos, barbeador descartável, papel e cadarço.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Barcos e Canoas


fotos de Joba Tridente

Barcos e Canoas
que balançam e flutuam

A minha preferência em trabalhos com sucata/lixo é o papel, em todas as suas gramaturas. Com ele faço colagens (em cartões especiais), brinquedos, bonecos e outras artes.


Aos poucos está se descobrindo muitas utilidades para o Tetra Pack como, por exemplo, para fazer aquecedores. Já vi invenções/criações fantásticas feitas com TP em Feiras de Ciências. Eu crio brinquedos e bonecos e estou experimentando transformá-lo em novas embalagens e objetos de decoração.


A série de Barcos e Canoas foi feita com Tetra Pack e outras sobras de papel.
Para os Barcos e Canoas, que flutuam n’água, usei embalagens TP chanfrada e normal.
Para o Barco a Vela, que balança de um lado para outro, usei páginas e capa de um catálogo de espetáculos.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Jacaré de Barbeador


foto: Joba Tridente

Jacaré de Barbeador
com movimentos articulados

Eu utilizo as mais diversas embalagens ou objetos descartados para criar. Este barbeador descartável, lançado, se não me engano, na última Copa do Mundo de Futebol, é um exemplo disso.

O Jacaré movimenta a cabeça e abre a boca cheia de dentes. Postarei um foto melhor futuramente.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Notas de Janeiro


Biblioteca Cidadã de Santana do Itararé-PR
foto de Diniz-SEEC

Notas de Janeiro
Exposição de Brinquedos e Oficinas

Exposição: Fiz uma recente exposição de brinquedos, numa loja de artigos infantis, e alguns brinquedos foram “detonados” pelo sol. Alguns serão restaurados e outros refeitos. Estou providenciando fotos melhores dos antigos trabalhos para postar.

Oficinas: Em breve estarei postando o Catálogo de Oficinas para 2010, bem como uma mostra de produtos das Oficinas anteriores.

Contação de Histórias: Em Janeiro e Fevereiro de 2010 estarei me apresentando no Projeto Ligado na Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, no litoral, mais precisamente na Praia de Leste, nos dias 22 e 23 de Janeiro e 19 e 2º de Fevereiro de 2010.

Maquinista e Locomotiva


foto de Joba Tridente

O Maquinista e a Locomotiva
a locomotiva só não solta fumaça

O Maquinista e a Locomotiva são brinquedos mais elaborados e exigem um pouco mais de atenção e cuidado no detalhamento.

O Maquinista foi feito com um tubo vazio de papel higiênico e sobras de papel colorido.

A Locomotiva (primeira versão) foi feita com: embalagens de Tetra Pack e de achocolatado, cordão e miolo VHS, espeto e alfinete marcador. Em breve postarei a nova versão.

Gira Pião


foto de Joba Tridente

Gira Pião

A série Gira Pião é feita com sucatas diversas, de papel e de plástico: postal, disquete, fita VHS, CD, espetinhos, lápis. Em breve, novos modelos.

Bonecos: Pavão e Girafa


foto de Joba Tridente

Bonecos que balançam e não caem
de lado a lado

A série de Bonecos que balançam e não caem é bastante diversificada. Postarei outros modelos futuramente. A base deles é o papel e o papelão. Trabalho com postais e embalagens diversas, principalmente o Tetra Pack. Os Bonecos são empurrados lateralmente, de um lado pro outro, balançam e não caem.

O Pavão e a Girafa foram feitas totalmente com embalagem Tetra Pack.

Bonecos que balançam e não caem


fotos de Joba Tridente
Bonecos que balançam e não caem
de lado a lado

A série de Bonecos que balançam e não caem é bastante diversificada. Postarei outros modelos futuramente. A base deles é o papel e o papelão. Trabalho com postais e embalagens diversas, principalmente o Tetra Pack. Os Bonecos são empurrados lateralmente, de um lado pro outro, balançam e não caem.


O Boneco de Festa foi feito com sobras de festas de aniversário infantil sobre uma base de Tetra Pack.

O Menino, o Cachorro e o Burro


Família do Menino/foto: Miyashiro

Família do Menino
de O Menino, o Cachorro e o Burro

Os bonecos acima, fotografados por Jorge Miyashiro, são alguns dos personagens da folclórica história O Menino, o Cachorro e o Burro, parte do meu repertório de Contação de Histórias com Bonecos Animados, que se alterna no espetáculo: 3 ou 4 HISTÓRIAS QUE VOU TE CONTAR...

A história é apresentada com 8 bonecos e objetos de cena feitos de embalagens diversas e objetos descartados. Os bonecos acima foram criados com: caixas de fósforos, fiação de telefone, sucata de alumínio, papel reciclado, recortes.

Eu trabalho com bonecos de diversos tamanhos (todos articulados e articuláveis), nos espetáculos de Contação de Histórias que realizo no estado do Paraná, há mais de 10 anos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A Formiga e a Morte


Formiga e Morte/ foto Miyashiro

Formiga e Morte
de A Formiga e o Floco de Neve

A Formiga e a Morte, fotografadas por Jorge Miyashiro, são personagens da história A Formiga e o Floco de Neve, que faz parte do meu espetáculo de Contação de Histórias com Bonecos Animados: 3 ou 4 Histórias Que Vou Te Contar...

A história é apresentada com 9 bonecos e cenários feitos de embalagens diversas e objetos descartados. Os bonecos acima foram criados com: caixas de fósforos, fiação de telefone, sucata de alumínio, postal, sobras de véu e de palha trançada, recortes.

Eu trabalho com bonecos de diversos tamanhos (todos articulados e articuláveis), nos espetáculos de Contação de Histórias que realizo no estado do Paraná, há mais de 10 anos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...