sexta-feira, 27 de julho de 2012

Caras feitas com Números e Letras



Recentemente ganhei o fascinante livro Jogos, Passatempos e Habilidades para Crianças, compilado por Nina Caro. Como é um livro raro e caro, prometi recriar alguns jogos, brinquedos e bonecos e ou escanear algum material com atividades diferenciadas e compartilhar no Lixo Que Vira Arte.


Já postei Dicas para Contadores de Histórias e a adaptação do brinquedo-boneco Cachorro mexe a cabeça e sacode o rabo. Enquanto não finalizo o escaneamento de novas Dicas para Contadores de Histórias e para criar Teatro de Marionetes, curta essa atividade divertida e muito bacana para qualquer idade, mas que, com certeza, a criançada vai adorar: Caras feitas com Números e Letras. Clique nas imagens para aumentar!






Biblioteca Viva Itinerante - Londrina-PR - 2012



 fotos: (?)

domingo, 15 de julho de 2012

Arte: Cobra feita com Ingresso Plástico


Como disse na postagem da Cobra Coral feita com Cartão Colorido, há algum tempo me dei conta que conservava comigo um bocado de ingresso de teatro (em cartão plástico) com belas estampas de obras de arte do Acervo da Caixa. Ia deitar fora, mas resolvi tentar algumas experimentações e acabei criando um novo projeto: A Arte Anda, desenvolvendo objetos escultóricos (dupla face), originais, a partir das estampas dos cartões.


O projeto tem diversas séries. A Cobra Natal Brasileiro Sem Neve, nome da obra do artista plástico e exímio colorista Toninho de Souza, de Brasília, faz parte de Animais.



Já fiz algumas outras Cobras e a cada uma aprendo um pouco mais sobre pesos e medidas, para dar a elas a agilidade e o movimento hipnotizante dos ofídios.

criação e fotos: Joba Tridente - 2012

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Arte: Cobra Coral feita com Cartão Colorido



Antes do celular havia o orelhão e antes do cartão telefônico havia a ficha telefônica, que acabou gerando a ainda usual expressão: cair a ficha! Lembra disso? A ficha era de metal e o cartão de plástico. Não sei o que aconteceu com as fichas inutilizadas, mas os cartões viraram itens de colecionador e acabaram servindo de modelo para cartões-ingressos de teatro, museus etc. Eu mesmo tive um monte de cartões telefônicos que acabei passando para frente, acreditando que já guardava tranqueiras demais em casa.


Pois bem, tempos atrás me dei conta que conservava comigo um bocado de ingresso de teatro (em cartão plástico) com belas estampas de obras de arte do acervo da Caixa. Ia deitar fora mas vi que poderiam funcionar como substitutos de peças em jogos como Jogo da Memória, Jogo da Velha etc.



No entanto, enquanto artista plástico, querendo ir além do brinquedo alternativo, criei uma nova série para reutilizar estes cartões plásticos: A Arte Anda. A ideia é desenvolver objetos escultóricos (dupla face), originais, a partir das estampas dos cartões.



Alguns vou postar aqui, enquanto não arranjo tempo para um Blog Portfólio de trabalhos plásticos, gráficos, ilustrações, objetos etc. As primeiras postagens vão ser de Cobras. Quebrei a cabeça, mas consegui (através de pesos e medidas) dar a elas o mesmo movimento hipnotizante dos ofídios. A abertura da boca ficou bem legal e dá para simular vários ataques!


Esta Cobra Coral, a mãe de todas as outras, eu fiz com Cartões de Papel Colorido usados (antigamente?) para separar sachês de chá. As duas próximas postagens serão de Cobras feitas com Ingressos em Cartões Plásticos.

criação e fotos: Joba Tridente – 2012

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...