quinta-feira, 24 de maio de 2018

Jobabilidade: Jogadores Articulados feitos com isopor


Jobabilidade: Jogadores Articulados 
feitos com isopor
por Joba Tridente

Há mais de vinte anos trabalho com os mais diversos materiais recicláveis na criação de peças únicas e ou seriadas de Arte Sustentável. Nos últimos dez anos comecei a explorar também o isopor, mais precisamente as bandejas de frios, num processo artesanal (que desenvolvi) de papel pluma e ou foam.


A partir deste material criei, por exemplo, os Jogadores Articulados de Futebol (nenhum jogador em especial) vestindo a camisa clássica do time de futebol (do interessado), Bonecaricaturas, Polacas e Africanas..., e ETs (tipo Gray), que fiz exclusivamente para venda no II Fórum de Contatados (2014), realizado em Curitiba.


Já publiquei anteriormente um ou outro Jogador Articulado de Futebol, mas agora decidi divulgar melhor o trabalho com uma edição de fotos que expõe alguns detalhes. Os Bonecos Articulados são feitos apenas por encomenda. Não tenho as fotos originais do primeiro Jogador do Palmeiras, pois foi vendido antes que tivesse tempo de fotografar. As duas que estão aqui são de um trabalho de divulgação. Por enquanto, os jogadores são dos seguintes times brasileiros: Atlético Paranaense, Coritiba, Flamengo, Palmeiras, Vasco da Gama e Brasil.


atlético paranaense





coritiba





flamengo




palmeiras



vasco da gama




coritiba e flamengo





Em 2014, ano da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil, criei um Time Brasileiro composto de 12 Jogadores de Futebol, vestindo a camisa da Seleção Brasileira, em tiragem única e pintura (diferenciada) de tela. Hora dessas faço um postagem. As duas fotos com Jogadores do Brasil (que abrem e fecham o post) são de um trabalho de divulgação.


*
Criação e Fotos de Joba Tridente



JOBA TRIDENTE
Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF.

Artista Plástico - Coletivas: 2018 - Brinquedos do Brasil - Invenções de muitas mãos - SESC/Itinerante. 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP.

Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...