domingo, 11 de dezembro de 2011

Reciclagem: Presépio de Papel



Ao realizar algumas mudanças em casa encontrei este Presépio, que fiz há 15 anos. Ele foi selecionado para o 5º. Concurso Nacional de Presépios Natalinos (1996), aqui de Curitiba. É uma homenagem aos Catadores de Papel e foi feito com sobras de publicações, a partir de uma tampa de caixa para pacotes de folhas A4.


Na época eu estava pesquisando novas técnicas de colagem, trabalhando com cortes, recortes, picotes e rasgadura. Pesquisava também o que chamo de volume plano, uma variação de espaçamento entre as colagens que proporciona ilusão tridimensional.




Por conta do descuido dos realizadores da mostra (a posição correta da obra é horizontal, mas foi exposta na vertical), impossibilitando a leitura do texto e dos signos que encapavam a Caixa Manjedoura, ao final da exposição embalei o Presépio, do jeito que estava, meio estropiado, e o esqueci.



Apesar de bem embalado, sofreu um pouco com a umidade de Curitiba. Não pretendo restaurá-lo. Estou postando algumas fotos porque gosto do trabalho e acho a época oportuna para se pensar sobre o real significado do Natal e, também, para divulgar uma ideia.


As fotos, sem luz apropriada (usei apenas a luz natural do apartamento), talvez dificultem um pouco a leitura “tridimensional”. Ah, o laminado na face dos personagens é para refletir a face do espectador.


 Presépio: Tampa de caixa de papelão e sobras de publicações.
fotos de Joba Tridente
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...