
Arte Postal



Há 15 anos, quando comecei orientar Oficinas Culturais criei, entre outras, a Oficina Poética-Postal, que trabalhava (em bibliotecas e salas de aula) todas as possibilidades formais do Poema Visual (ou Concreto).


Na sequência surgiram a Oficina de Arte-Postal e interAtividade (integrando poesia e artes plásticas e gráficas). Em 2001 e 2002 as atividades foram selecionadas para o Bibliomóvel do Comboio Cultural, projeto da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná, que levou música, teatro, contação de histórias, biblioteca, às ruas e praças dos mais diversos municípios do estado.


Como o meu propósito era divulgar arte de um município no outro, os artistas de ocasião doavam suas artes-postais, que foram expostas, em varais, inclusive nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, quando da passagem do Comboio Cultural por lá! Alguns trabalhos em consegui devolver pelos Correios. Outros, por falta de endereço, ficaram comigo. Alguns deles estão postados aqui.



O exercício da Arte-Postal estimula a criatividade do oficinando e expõe, ao espectador, o seu jeito de olhar o mundo e se comunicar com o outro, próximo ou não, indiferente às barreiras e conceitos sociais.


Arte-Postal: Sobras de papel e de publicações diversas
Nenhum comentário:
Postar um comentário