sábado, 9 de abril de 2011

Bonecos do Gato e do Galo


criação e fotos de Joba Tridente

Continuando com a postagem dos bonecos da fábula O Rato, o Gato e o Galo, de Monteiro Lobato, que narra a aventura (perigosa) de um ingênuo ratinho que, no primeiro dia em que sai da toca, para conhecer o mundo, se encanta com tudo, ou quase. Fica maravilhado com a beleza de um gato dorminhoco e apavorado com o canto e a aparência de um galo. Ao relatar o acontecimento para a sua mãe, ela lhe fala sobre a personalidade de cada animal e como as aparências podem enganar


Esta divertida fábula, que trata da beleza aparente de todas as coisas, faz parte do meu repertório de histórias. Geralmente a conto para o público em formação escolar e por isso criei quatro pequenos bonecos: a mamãe Rata e o filhote Rato, o Gato e o Galo. A Rata e o Rato (postagem anterior) foram feitos com dobradura e a base de articulação é um prendedor de roupa. O Gato e o Galo foram feitos com sobras de papel, recortes e caixa de fósforos.


O Gato eu criei utilizando embalagens de biscoito, em sobreposições de camadas picotadas (com tesouras diversas) e texturizadas (com boleador). Os olhos recortei de um pacote de chocolate. Para o nariz e os bigodes usei papel preto. A base é uma caixa de fósforos. A sua articulação se dá apenas com o movimento da cabeça, que sobe e desce, causando um efeito curioso e bem interessante.


O Galo foi criado utilizando papel colorido (de convite e catálogo de artes plásticas), caixa de fósforos e (olhos) embalagem de creme de barbear. Ele movimenta a crista e articula a boca, de forma bem engraçada.



Nas minhas Oficinas de Bonecos e Objetos na Contação de Histórias, oriento a confecção de bonecos utilizando as mais variadas técnicas e materiais recicláveis. Nela o oficinando e a oficinanda têm a oportunidade de criar todos os personagens para a sua história de interesse.


Gato e Galo: papeis e embalagens diversas, caixa de fósforos.

4 comentários:

  1. Caí de paraquedas aqui no seu blog e me encantei com seu trabalho...
    Lindo!
    Se quiser me visitar...
    www.nossosolhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Olhos Coloridos.
    Gostei muito do seu blog e do seu jeito especial de colorir a vida.

    As aventuras do intrépido Renoir são adoráveis.

    Parabéns!!!

    Abração.

    T+
    Joba

    ResponderExcluir
  3. Belo trabalho. Parabéns!!!! Felicidades!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andréa.
      Gratíssimo pela visita.
      Volte sempre para ver as novidades.

      Abração.

      T+
      Joba

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...