sábado, 11 de junho de 2016

Jobabilidade: Elefante Sustentável


Elefante Sustentável
de Joba Tridente

Sou um artista em constante estado de observação do mundo e das coisas ao meu redor..., que hora mais hora menos acabam ganhando forma literária, gráfica e ou plástica na minha Arte Sustentável.  


Como é o caso deste Elefante (com tromba retrátil) que criei (Azul Mar) em 2009 e customizei (Azul Profundo) em 2016.


O artista que trabalha com material reciclável está sempre em alerta para não deitar fora aquela embalagem que pode resolver uma peça e ou dar início à outra. Em meio a muita tralha, tenho algumas coisas que me parecem interessantes aguardando a vez de serem resgatadas.






O Elefante foi criado (em 2009) utilizando uma embalagem vazia de achocolatado, quatro tubos de papel toalha, um barbeador descartável, uma ponteira de caixa de ovo, duas copas de embalagem de maçã, e papel (olhos e presas). Pois bem, frequentou oficinas e exposições e depois ficou esquecido em uma caixa.  





Em vias de realizar Oficinas que valorizam a reciclagem, pensei em dar uma rápida restaurada no Elefante (Azul Mar) e usá-lo como chamariz. Mas, pensando melhor, decidi por desmontar e customizar a peça. 




Reempapelei o corpo e as pernas, substituí os olhos por duas tampas plásticas, esculpi as presas em uma lâmina de isopor (bandeja de frios) e dei asas à imaginação com a pintura em saudação à Ganesha, o Deus da Prosperidade no Hinduísmo. É isso!


criação e fotos (2009 e 2016)
de Joba Tridente


*
JOBA TRIDENTE
Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF.

Artista Plástico - Coletivas: 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP.

Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...