sábado, 25 de novembro de 2017

Jobabilidade: HQ Sustentável com Capa para Celular

JUSTIÇA
Articulada e Infinita
uma História em Quadrinhos com base em Capas para Celulares
criada por Joba Tridente

Eu não uso telefone celular e ou smartphone e não sinto a menor falta. Se tivesse tal objeto, jamais o levaria ao cinema, teatro, oficinas culturais, restaurante. Quem quer falar comigo email-me ou liga para o telefone residencial. Toda via tecnológica, no entanto, recentemente ganhei (de um amigo e dono de loja de material, laboratório e serviços de informática) uns 30 modelos “antigos” (em um semestre) de Capas (bumper, case, funda, caja) para celular (smartphones), algumas ainda lacradas e embaladas. Um desafio para transformar em Arte Sustentável o que até ontem era super fashion.

25% das Capas Fashion descartadas
Bem, ideias não faltam, mas é impossível atropelar o tempo. Assim, vou pensando meio que devagar. Com algumas das Capas criei chaveiro (llavero, key ring) e porta-trecos, que postarei em breve. Com outras três (as únicas transparentes) montei esta inusitada HQ (comic, cómic, mangá) JUSTIÇA - Articulada e Infinita, estrelada pelas estampas do marginalizado Chaves (da tv), da onipotente Justiça (da vida real) e do aventureiro Super Mario (do game).


A ideia para a HQ e ou Cartum articulado tive assim que ganhei as Capas transparentes com as estampas dos três personagens. Uma vez que o Brasil (entre outros países) está passando por uma crise política, judiciária e socioeconômica sem precedentes na sua história, procurei abusar da ironia dos personagens à situação atual (beirando a tragédia), numa narrativa cujos diálogos podem mudar diariamente (ou não!). Basta, para tanto, escrever novos diálogos e colar os balões nas tiras (de embalagem de pizza e ou palitos) de manipulação.


HQ JUSTIÇA - Articulada e Infinita

Roteiro: O título faz trocadilho com a manipulação da lei pelos poderosos (raramente condenados) sempre impunes. O marginalizado Chaves, indignado, diante de tantos criminosos ricos e privilegiados, pergunta à Justiça: “- A lei não é para todos?”. A autoritária Justiça, se sentindo afrontada, grita: “- Eu te pego, gentalha!”. O apressado Mario, vendo o sufoco de Chaves, aconselha: “- Corre, Chaves, ou a Justiça te pega!”. O desprotegido Chaves tenta se justificar: “- Mas eu só falei sem querer querendo!”. A intransigente Justiça continua berrando: “- Eu te pego, gentalha!”. O bravo Mario insiste com o amigo Chaves: “- Mas você não é político!”.

Acompanhe o processo de confecção 
para fazer sua HQ ou Cartum etc.


Material: 1. Capas plásticas transparentes (conforme a estampa você desenvolve os diálogos..., pode ser até um poema para a pessoa amada!); 2. Embalagem de pizza ou outro tipo de papelão..., para recortar bases e tiras para colar e movimentar os balões de texto (pode se usar, na manipulação, palitos de madeira, mas só de for para apenas dois balões); 3. Papel para fazer os balões e também para escondê-los; 4. Papelão ou isopor (para volume lateral da base); 5. Estilete; 6. Régua; 7. Cola.




Fazendo as Tiras: A largura das tiras vai depender do tamanho do orifício na parte debaixo da Capa. O comprimento você decide. Para dar mais firmeza, eu fiz tiras duplas (colei uma sobre outra). Na parte de cima da tira, conforme o tamanho do balão de texto, dei um leve corte (Montagem dos Balões - 1), e tirei cuidadosamente a película (plástica) da embalagem de pizza, para colar mais facilmente o papel impresso.


Fazendo a Base: A base recortei de embalagem de pizza (mas você pode usar papelão etc) no tamanho exato do encaixe (ou no tamanho do celular), arredondando as bordas conforme o desenho (modelo) da Capa. Nas laterais (esquerdas e direitas), para dar a altura do celular e encaixar com perfeição, cortei tiras fininhas de isopor (se não tiver, use papelão etc) e cobri com papel, para reforçar e não quebrar. Para esconder os balões cortei o papel (que pode ser de embalagem pizza etc) conforme o tamanho da estampa..., no caso, as três eram praticamente da mesma altura, e colei sobre as tirinhas (de isopor) laterais.


Fazendo os Balões: Pensei em fazer balões manuscritos, mas por causa do tamanho e espaço de exposição, optei por imprimir e recortar mais apropriadamente. Você pode fazer como quiser.



Fazendo Testes: Antes de encaixar todas as partes fiz alguns testes para ver altura das tiras com os balões e encaixes. Nas fotos as pontas dos balões parecem cobertas, mas ao manipular ela aparecem perfeitamente direcionadas para os personagens. Dependendo da quantidade de balões, você pode erguer todos e ir abaixando um a um conforme o ritmo da conversa..., e ou ir subindo na ordem dos diálogos. O importante é causar surpresa no espectador. Acho que é isso!




JUSTIÇA – Articulada e Infinita
criação e fotos de Joba Tridente
novembro de 2017


*
JOBA TRIDENTE
Artista Plástico - Individuais: 1991 - Sagrados e Profanos - Hall da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Curitiba-PR; 1986 - Sagrados e Profanos - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1984 - Arteveste - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1983 - I Comício Cósmico de Brasília - Centro Cultural Le Corbusier – DF e Arte Alternativa II e III - Galeria Jegue Elétrico - DF; 1982 - Arte Alternativa - Galeria Jegue Elétrico – DF.

Artista Plástico - Coletivas: 2015 - Bench Artes - São Paulo-SP; Nem Tudo Termina em Pizza - São Paulo-SP. 2013 - Mail Art Cupcake - MuBE - Museu Brasileiro de Escultura. 2000 - Fandango Subindo a Serra - SESC da Esquina - Curitiba-PR.  1997 - Guido Viaro, 100 Anos: Interpretação 97 - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR. 1996 - V Concurso de Presépios - Memorial da Cidade de Curitiba - PR; 1994 (itinerante: 1995/1996) - Suite Vollard, Picasso - Uma Interpretação Paranaense - Museu de Arte do Paraná - Curitiba - PR; 1987 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF e Levante Centro-Oeste - Galeria da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1986 - Salão de Artes Plásticas de Brasília - Galeria “B” da Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1983 - I salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Hall da Prefeitura Municipal de Petrópolis - RJ e II Salão de Arte Mística/Mítica/Mediúnica - Centro de Convenções de Brasília - DF; 1977 - II Salão de Arte e Pensamento Ecológico - Touring Club de Brasília - DF; 1974 - I Encontro de Artes do ABC - Hall do Teatro Municipal de São Bernardo do Campo - SP. 

Artes Gráficas, Humor e Quadrinhos: 1997 - 1ª Mostra da Ilustração Paranaense - Museu de Arte Contemporânea do Paraná - Curitiba - PR; 1993 - Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro - RJ; 1991 - Arkivo Gráphico - Gibiteca de Curitiba - PR; 1980 - Brasília 20 Anos - Hall do SESC - DF e  Caricatura e Desenho de Humor de Ontem e de Hoje - Criatura-I - Exposição itinerante organizada pela FUNARTE em: DF/SP/RJ/BA/CE/PR; 1977 - II Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF; 1976 - Salão de Humor de Brasília - Fundação Cultural do Distrito Federal - DF.

4 comentários:

  1. Simplesmente, brilhante. Uma ideia original de conteúdo provocador. Reflexão com poucas palavras. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. ..., gratíssimo Friedrich Facasa, pela visita e considerações! ..., grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. me gustó mucho la idea, especialmente porque es reciclando materiales, gracias por compartir tus creaciones

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...